Projeto Vigilância das Águas - Ações Ambientais

 Projeto Vigilância das Águas - Ações Ambientais

por Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações

Área de enfoque
Meio ambiente

Introdução

Uma das áreas de enfoque prioritário do Rotary Internacional tem sido as iniciativas voltadas para a proteção do meio ambiente. Neste contexto, o Rotary Internacional tem apoiado iniciativas que foquem na conservação dos recursos naturais, sustentabilidade ecológica, e que fomentem a harmonia entre a comunidade e o meio ambiente. Inclusive, a Fundação Rotária tem apoiado a pauta da proteção dos recursos hídricos, em conjunto com outras demandas como a agroecologia e práticas sustentáveis de agricultura, a educação para promover comportamentos que protejam o meio ambiente e as questões de justiça ambiental e preocupações relacionadas à saúde ambiental pública.

O Sudoeste do Paraná, região sede do Rotary Clube Novas Gerações de Francisco Beltrão, caracteriza-se pela abundância de rios que servem de fonte de captação de água para abastecer o consumo humano dos municípios, pertencentes à Bacia do Rio Iguaçu. Esta região caracteriza-se pela forte presença da agricultura familiar, e pelo cultivo convencional de alimentos e monoculturas com o emprego de pesticidas. Estima-se que o consumo de pesticidas desta região seja significativamente elevado em função do solo fértil e clima ameno, que favorecem o plantio de culturas o ano todo, mas oferece um risco potencial de contaminação do ambiente e de pessoas.

O uso de pesticidas nesta região vem sendo documentado por especialistas, que apontam preocupação com a contaminação acidental das águas dos rios da Bacia do Iguaçu, oferecendo potenciais riscos para a saúde do ecossistema e da população local. Neste contexto, o Rotary Clube Novas Gerações recebeu a demanda de um projeto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão, o qual solicitou apoio para iniciar um Núcleo de Vigilância das Águas do Sudoeste, através da realização de monitoramento dos níveis de pesticidas na água de consumo humano desta região. As atividades consistem no levantamento de dados fornecidos pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Ministério da Saúde sobre os níveis de contaminação por pesticidas que potencialmente oferecem risco à saúde humana nos 27 municípios que compõem a 8ª Regional de Saúde do Paraná. Estes dados serão utilizados para confecção de um relatório técnico que pautará a elaboração de um documento a ser discutido com as lideranças, gestores e comunidade local.

Quem

: Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão (UNIOESTE).


O quê

Levantamento de dados referentes à contaminação da água de consumo humano que abastece os 27 municípios da 8 Regional de Saúde do Sudoeste do Paraná.


Onde

Francisco Beltrão-PR


Quando

Durante o primeiro semestre de 2022

Pessoas Beneficiadas
600000

Fotos



 

Localizar site dos clubes