Rotary Club de Toledo Integração
Equipamentos oriundos de Projeto Global para o Centro de Parto Natural são entregues a HOESP
Os equipamentos adquiridos pelo Projeto Global do Rotary Club de Toledo Integração, para o Centro de Parto Natural, foram entregues para a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP)/Hospital Bom Jesus, de Toledo, na noite de 28 de janeiro deste ano.
A reunião de entrega foi comandada pelo presidente do Rotary Club de Toledo Integração, Jairo Zeni, e contou com a participação dos Governadores do Distrito 4640, Edison de Castro Pagnozzi, 2020/2021, representando o Governador Sergio Baseggio (2021/2022) e Ayrton Saboya Pitta (1998/1999), também se fizeram presentes Dr. Claudio Tomuo Hayashi (Presidente da HOESP), Zulnei Aparecida Machado de Cristo Bordin (Superintendente da Hoesp), Alberi Locatelli (Diretor da 20ª Regional de Saúde do Estado do Paraná), Dr. Torao Takada (Diretor Clínico da HOESP), Padre Helío José Bamberg (Pároco da Catedral Cristo Rei), dos presidentes de clubs de Rotary, Leonardo Filipi Chiella (Toledo), Nanci Nogueira Teste (Aliança) e Thiago Assakawa dos Santos (Centenário), e ainda Rose Marie Lima Dall’Oglio (Presidente da ASR), Neudir José Schumacher (Tesoureiro da Hoesp), associados do Rotary Club de Toledo Integração e colaboradores da HOESP/Bom Jesus.
Projeto Global da Fundação Rotária
O projeto dos equipamentos ao Centro de Parto Natural, que foi entregue oficialmente ao HOESP, teve parte significativa da Fundação Rotária, do Distrito 4640, do Rotary Club de Mar Del Plata, Argentina, e do Rotary Club de Toledo Integração, cujo valor total atingiu o montante de 33 mil dólares.
O Centro de Parto Natural, irá servir como referência para as gestantes mais necessitadas da 20ª Regional do Saúde do Estado do Paraná, oferecendo maior qualidade de vida para os recém-nascidos, pois este Centro de Parto Natural é o primeiro do Estado do Paraná, e atenderá aos 18 municípios da região Oeste do Estado.
A iniciativa deste projeto Global atendeu às necessidades da comunidade e se vale dos seus pontos fortes tem mais chance de receber apoio dos moradores após o encerramento do subsídio. Isto contribui para que o projeto se encaixe na cultura local e que os moradores sintam senso de propriedade por ele. Como a participação e suporte local são importantes ao sucesso de um projeto, o Rotary requer que o parceiro local conduza, como primeiro passo, uma avaliação das necessidades com a comunidade, e inclua os resultados na sua solicitação de subsídio. Pois, ao se trabalhar com dados confiáveis desde o começo, fica mais fácil medir o progresso e garantir a sustentabilidade do projeto. Além disso, este também é um critério do Rotary para a sustentabilidade de um projeto. E isto só foi possível graças ao Rotary Club de Toledo Integração, a Fundação Rotária, Ao Distrito 4640, ao Rotary Club de Mar Del Plata e ao HOESP que nos mostrou a real necessidade do Centro de Parto Natural.
O Projeto
O projeto teve início mês de fevereiro de 2018, quando aconteceu a Feira Internacional de Projetos Globais da Fundação Rotária, que reuniu clubs de Rotary do Brasil e da América do Sul.
Após o Rotary Club de Toledo Integração apresentar o referido projeto, houve interesse do Rotary Club de Mar Del Plata (Argentina) em ser parceiro. Com a assinatura do contrato de parceria sendo feita pelos governadores de 2017/2018 Eduardo Katsusi Toshimitsu (Distrito 4640) e Horácio Rosenthal (Argentina), e do presidente do Rotary Club de Toledo Integração, Jairo Zeni (2017/2018). A partir daí o Integração iniciou os tramites legais para a concretização do projeto que passou pela gestão 2018/2019, que teve como presidente do Integração Wilson José Schiavinato Junior, e pela gestão 2019/2020, que teve como presidente José Mario Schmidt.
Com a chegada da pandemia do COVID-19, a entrega dos equipamentos teve que ser adiada e o local do Centro de Parto Natural passou a ser utilizado, pela HOESP, como ala para atender os infectados pela COVID.
Atualmente, com a grande redução dos casos de infectados pelo Covid-19, e com a liberação do espaço físico onde ficará o CPN, finalmente os equipamentos do Centro de Parto Natural, puderam ser entregues oficialmente.
Equipamentos adquiridos
2 Aspiradores portátil
1 carro ressuscitador
1 banheira imersão
6 poltronas amamentação
2 cardiotocógrafos
2 berços aquecido de calor irradiante
1 monitor cardíaco multiparamétrico de sinais vitais (adulto/mãe)
1 monitor cardíaco multiparamétrico de sinais vitais (neonatal-recém/ nascido)
3 focos de led para exame clínico
2 jogos de laringoscópio adulto
5 jogos de laringoscópio recém natos
1 balança infantil antropométrica digital
2 cadeiras de rodas
5 reanimadores ambu silicone (recém/nascido)
5 reanimadores ambu silicone (adulto/mãe)
5 oximetros de pulso com sensor neo natal
5 berços cuna
5 mesas de cabeceira com mesa de refeição acoplada
2 banquetas para parto vertical
2 mesas auxiliares inox com rodizio
3 detectores fetal
Empresa Cidadã
Um dos projetos de Rotary, que colaboram com a possibilidade para a Fundação Rotária executar este Projetos Globais é a Empresa Cidadã. E neste sentido o Rotary Club de Toledo Integração teve a participação decisiva, nessas últimas gestões da Rawy Engenharia e da Safeeds.






